Esse é o meu universo: o que eu ouço, o que eu penso e o que eu vivo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Antony & The Johnsons

Ele adotou um visual excêntrico e andrógeno. Ele interpreta canções de dor e melancolia arrebatadoras inspiradas em sua vida particular. Ele canta com um vibrato lúgubre e é dono de uma voz dramática, lírica, poética e singular.

Antony Hegarty nasceu em 1971, em Sussex, sudeste da Inglaterra, mas mudou-se com a família para Amsterdã, capital da Holanda, onde viveu até os 10 anos. Mudou-se para Manhattam, Califórnia, onde cresceu ao som de Alison Myet, Billie Holliday e Nina Simone, marcando assim sua vocação para a música. Antony não despertava somente para a música, mas também despertava a sua sexualidade.

Aos 19 anos, aconselhado pelo seu professor de arte performática, mudou-se para Nova York, cidade classificada como “um lugar para pessoas como ele”. Antony se referiu a este fato como se tivesse sendo banido para uma “ilha de leprosos”. Mas é em Nova York que sua carreira começa de fato. Lá, integrou-se a um grupo de performers, o Blacklips, composto por travestis, drag-queens e punks, e com eles fez apresentações nas noites nova-iorquinas por quase 6 anos, quando então montou o Antony & The Johnsons, em 1996.

Em 1998, a banda lançou seu primeiro álbum homônimo. Antony, com sua voz característica, passou a ser notado de fato por todas as bandas do mundo e convidado a várias apresentações excêntricas, como a do filme Animal Factory (2000), de Steve Buscemi, em que aparece cantando para uma platéia de prisioneiros. Antony fez grandes parcerias, em destaque Lou Reed, ex-Velvet Underground, que em 2003 o convidou para reinterpretar 'Perfect Day' para o seu disco The Raven.

Lou deu a Antony ainda a música 'Candy Says', uma homenagem a uma das estrelas do grupo de Andy Warhol e uma das maiores referências de Antony, Candy Darling. É ela quem estampa a capa do segundo disco de Antony, 'I Am a Bird Now', de 2005, numa fotografia tirada em 1974 por Peter Hujar.

Além dos dois álbuns de Antony & The Johnsons, a banda lançou vários singles, em destaque “Frankenstein”, “Hope There’s Someone” e “I Fell in Love with a Dead Boy”. Vale a pena conferir.


SE LIGA NA AGENDA BRASIL

25 de Outubro - 20:30h
São Paulo, Brasil
TIM Festival, Auditório Ibirapuera com Cat Power e Toni Platao
http://www.timfestival.com.br/

26 de Outubro - 20h
Rio de Janeiro, Brasil
TIM Festival, Marina da Glória com Björk
http://www.timfestival.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário