Esse é o meu universo: o que eu ouço, o que eu penso e o que eu vivo.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Discurso: Formandos de Letras-Inglês


Imaginem pessoas diferentes, pessoas extremamente diferentes: Brancos, negros, mestiços. Católicos, evangélicos, mórmons. Homossexuais e heterossexuais. Imaginem essas pessoas tão diferentes trancadas numa sala, numa mesma sala, durante três anos.

Essas pessoas tinham apenas um detalhe em comum, elas tinham um mesmo objetivo: alcançar o dia de hoje. Mas para isso elas teriam que enfrentar vários desafios. Não estou me referindo a tirar uma boa média ou manter a freqüência. Os desafios verdadeiros não estão no currículo do curso. Os desafios verdadeiros são: aprender a conviver com a diversidade e respeitar o espaço do outro.

No início foi difícil, quase impossível suportar as idéias tão diferentes. Ao longo do caminho essas pessoas tentaram ignorar algumas pedras, mas com o tempo tiveram que aprender como molda-las. Melhor que isso, foi com atritos entre essas pedras que essas pessoas aprenderam a moldar a si mesmas.

As pedras que antes poderiam ser arremessadas contra os outros, foram trabalhadas e hoje são pedras preciosas. As diferenças que poderiam separar essas pessoas, ao final serviram para que elas se completassem. Elas se permitiram e assim aprenderam muito umas com as outras.

E é por isso que essas pessoas alcançaram o dia de hoje. Foi assim que elas sobreviveram. Essas pessoas estão aqui hoje exibindo suas pedras, exibindo seu tesouro: Respeito, tolerância, confiança, amizade, conhecimento, visão de mundo. Esse é o tesouro alcançado por essas pessoas que hoje saem da faculdade renovadas, ricas de conhecimento e auto-conhecimento, mais adultas, preparadas para enfrentar adversidades e compreender diversidades, e fortes, porque cresceram juntas.

Denominei essas pessoas simplesmente como “pessoas” até agora propositalmente. Para convidar cada um aqui presente para olhar para si mesmo e se ver como pessoa, para convidar cada um aqui presente para olhar para o lado e enxergar as pessoas, ver o quanto nós “pessoas” somos diferentes uns dos outros e que essa diferença é o que nos faz belos, nos faz únicos, e que somente unidos seremos fortes o suficiente para enfrentar qualquer desafio.

Essas pessoas, que até agora denominei simplesmente como “pessoas”, passo a denominar agora como “vencedores”, são elas que vão agora servir de exemplo às outras pessoas, seja entre familiares, seja entre amigos ou no mundo profissional.

Em nome dos vencedores, formandos de Letras-Inglês do Centro de Ensino Superior de Vitória, agradeço a todos os nossos mestres e professores por tudo que nos proporcionaram. Em especial, neste dia, à professora Christine pela disciplina, à professora Fernanda pela dedicação e responsabilidade, à professora Sandra pela criatividade e dinamismo, ao professor Rogério pela exigência, à professora Solange pelo apoio constante e à professora Telma pela cultura e conhecimento.

Agradecemos de coração a todos vocês por contribuírem para a formação da nossa identidade pessoal e profissional.

Agradecemos também aos demais funcionários do CESV, aos nossos familiares e amigos que nos apoiaram ao longo do caminho, e a Deus. Obrigado.

Ps: Não, não devemos esquecer também de nossos amigos que acabaram ficando para trás, mas que continuam esta caminhada confiantes. Amigos: Tragam suas pedras!

Thiago Maggioni
18 de dezembro de 2007

*Discurso proferido no dia 18 de dezembro de 2007 em função da Colação de Grau dos Formandos de Letras-Inglês e Respectivas Literaturas

Um comentário:

  1. Thiago

    O orador da turma não poderia ter sido outro além de você. Uma pessoa tão criativa e que sabe "ler" as pessoas. O seu discurso foi elogiado por todos os meus convidados presentes na colação, até por aqueles que não tem paciência de ouvir, e isso me encheu de satisfação. Tenho orgulho e prazer de ter convivido com você esses três anos tão especiais de nossas vidas.
    Beijos mil

    Flávia R.S. Martinelli

    ResponderExcluir