Esse é o meu universo: o que eu ouço, o que eu penso e o que eu vivo.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Norah Jones

Para relaxar, para curtir um momento sereno, sozinho ou a dois, para se animar e até mesmo para chorar... é só colocar Norah Jones para tocar e se deleitar. Dona de uma voz doce, sensível e angelical, Norah Jones vasculha os seus sentimentos mais escondidos e os lança para fora, questionando, refletindo e fazendo-os espalharem-se pelos ares. Num mundo Pop, mistura com graça e desenvoltura Jazz, Blues e até Country, com um toque de Folk e Soul.

Nascida em 30 de março de 1979, no Brooklyn, um bairro de Nova York, onde viveu até os quatro anos de idade quando se mudou com sua mãe para Dallas, no Texas, onde estudou numa escola de Performances e Artes Visuais e na University of North Texas onde formou-se em Jazz Piano.

Norah Jones nasceu Geetali Norah Jones Shankar, porém mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos. É filha do citarista indiano Ravi Shankar, daí a origem do nome tão exótico. Shankar é o músico indiano mais conhecido no ocidente, porém a carga de musicalidade hereditária não parece ter influenciado muito a própria filha. Norah Jones tem mesmo um estilo próprio.

Em 1999, voltou para Nova Iorque onde integrou a banda Wax Poetic.

Norah Jones, com apenas 22 aninhos, foi recorde de prêmios em pouco tempo de carreira. Com seu álbum de estréia “Come Away With Me”, de 2002, vendeu 18 milhões de cópias em todo o mundo e ganhou nada menos que oito prêmios Grammy, incluindo o de “Best New Artist” no Grammy Awards de 2003. Destaque para as canções “Come Away With Me” e “Don’t Know Why”.

Na seqüência deixou de lado o estilo suave e romanesco e, em 2004, seu novo álbum, “Feels Like Home”, sofreu influências da música Country do Texas, onde cresceu. Daí o título do álbum. Em uma semana o álbum vendeu um milhão de cópias e Norah Jones passou a ser considerada uma das artistas mais influentes de 2004. Mais uma vez recebeu outros três prêmios Grammy, incluindo a de melhor canção do ano pelo dueto com Ray Charles “Here We Go Again”.

Em 2006, Norah Jones volta mais adulta, e ainda mais segura, com o álbum “Not Too Late”, em que mostra um lado muito mais completo, sua mente, sua personalidade e seu humor. Brinca de cantar como Tom Waits em “Sinkin Soon”, fazendo uma mistura de Jazz com Blues e Folk, e faz comentários politizados em “My Dear Country”. Mais um recorde, este álbum é o mais pedido em pré-venda da história do site Amazon.com. Destaque para “Thinking About You”, que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999. Segundo ela, a canção era muito pop e que talvez outra pessoa pudesse gravá-la, mas finalmente encontrou uma forma legal para a canção. “Quando sete anos se passam e você ainda gosta da música, é porque é boa” comentou.

Norah Jones desafia o destino de sucesso passageiro de tantos de seus colegas de paradas, que estão aqui hoje e desaparecidos amanhã. Norah Jones está aqui para ficar, e Not Too Late é mais uma prova da renovação de sua carreira.



Discografia

· First Sessions (2001)
· Come Away With Me (2002)
· Feels Like Home (2004)
· Not Too Late (2006)

Clipes
· Don't Know Why (2002)
· Come Away With Me (2002)
· What Am I To You (2004)
· Those Sweet Words (2004)
· Sunrise (2004)
· Until The End (2006)
· Sinkin' Soon (2006)
· Thinking About You (2006)

Dvds
· Norah Jones & The Handsome Band: Live In 2004
· Live In New Orleans
· Come Away With Me (Deluxe Edition) cd+dvd
· Feels Like Home (deluxe Edition) cd+dvd
· Not Too Late (deluxe Edition) cd+dvd

Nenhum comentário:

Postar um comentário